Ads 468x60px

Histórico do Frei Alfredo, OFM


FREI ALFREDO DA CUNHA SANTOS, OFM, nasceu aos 30 de abril de 1957, em Piripiri-PI, terra do morro da saudade, cidade dos poetas do riso e dos encantos, da vida acalentada pelas canções dos seresteiros da noite e de ardente devoção à N. Senhora dos Remédios. É o sétimo filho de uma família de 9 irmãos. Aos 20 anos, renunciou às aventuras das promessas deste mundo, para seguir os ideais de São Francisco. Na contra mão da correnteza da juventude da época, sentiu-se chamado para vida consagrada, contrariando uma visão utilitarista, segundo a qual o “saber” ganha sentido quando se reverte em trampolim para ingressar no mercado de trabalho e gerar riquezas. Assim, há quinze anos, vem trilhando os caminhos da música, como compositor e intérprete, carregando uma vasta experiência de músico. Mas, assaz inquieto, quis ir além. 15 anos depois dos estudos no Seminário, ingressou na Universidade Federal do Piauí, realizando um sonho antigo: tornar-se um educador da arte. Este sonho o fez superar os próprios limites, graças a sua inspiração na metáfora da águia. Como descreve o profeta: “os que confiam em Deus renovarão suas forças” (Cf Is 40, 31). Acredita no que faz e trabalha para que haja oportunidades iguais para todos. É amante dos livros, adora escrever e contar histórias.
Continuando a dar asas aos seus sonhos, implementou o projeto “Educar com Arte”, que tem como objetivo promover um espaço sócio-educativo na periferia do bairro Ilhotas cujo público-alvo são crianças, adolescentes e jovens, favorecendo, assim, não só momentos educativos, celebrativos e festivos aos mesmos, com também os livrando do mundo das drogas.
Frei Alfredo já lançou várias produções musicais: “América Ameríndia” LP e Fita cassete (1993),”Vozes nativas” (1994), “Luz e Vida” (1995), “Profeta da Esperança” (1996), “Paradigma” (1997), “Frei Alfredo e Amigos” (1999), “Favo de mel” (2000/1), “Melhores momentos – 10 anos de caminhada” (2003), “O Sonho deu Certo” (2004), “Em Oração” (2006). “Juventude: Centelha de Deus” (2007), um trabalho voltado para jovens. Foi lançado em maio de 2008 no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. “Seleção das Melhores” em 2009. Um álbum com 18 canções produzindo para comemorar a passagem de 15 anos de anúncio e divulgação do Evangelho por meio da música. E por último está produzindo um novo trabalho: “Sonho, Fé e Missão”. Aguarde!
Frei Alfredo é frade menor da Ordem de São Francisco de Assis, da Província Nossa Senhora da Assunção presente nos estados do Maranhão e Piauí. Estudou no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Teresina, ordenou-se em 1990 na sua cidade natal Piripiri. Foi pároco em Lago da Pedra no maranhão por duas vezes, ficou 6 anos no governo da Província como Vice-Provincial, Trabalho 3 anos em São Luis como vigário Paroquial e mestre dos estudantes de Filosofia. Durante 6 anos exerceu a função de guardião da Fraternidade Franciscana e 2 anos e meio como pároco da Paróquia São Raimundo Nonato no bairro Piçarra. Neste período em que esteve na frente da Paróquia investiu na formação de lideranças e na ação missionária em toda paróquia. Reorganizou os conselhos comunitários e renovou o conselho de pastoral (CPP) e criou o Conselho de Assuntos Econômicos sempre com o objetivo de promover a comunhão e a participação de todos.
Deu total apoio ao projeto de alfabetização de jovens, adultos e pessoas idosas da comunidade paroquial.
Está acompanhando o projeto Educar com arte, uma iniciativa voltada para estimular crianças, adolescentes e jovens à arte da música. Vários jovens e crianças estão sendo beneficiadas por este projeto.
Durante a sua gestão, começou, com a participação da comunidade, a construção da Igreja da Comunidade Sagrado Coração de Jesus no bairro Ilhotas.
Recebeu o título de cidadão teresinense um reconhecimento da Câmera Municipal de Teresina pelo seu empenho como educador e missionário. Reside no bairro Piçarra servindo ao povo de Deus na Paróquia São Raimundo.
Participou do Madrigal da UFPI, um coral orientado pelo regente Dr. Vladimir Silva, ex-professor da Universidade Federal do Piauí e professor efetivo da Universidade Federal de Campina Grande na Paraíba.
O que se pode dizer ainda a seu respeito: é um artista, um educador, uma pessoa que vem desenvolvendo um trabalho social em Teresina e contribuindo na formação das pessoas, na educação da juventude e na valorização da cultura da nossa Cidade.